REATIVIDADE DE METAIS E REAÇÕES QUÍMICAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES:
REATIVIDADE DE METAIS E REAÇÕES QUÍMICAS
CASCAVEL, 09/05/2013
1-TÍTULO: Reatividade dos metais e Reações químicas, realizada em 18 de abril de 2013.
2. OBJETIVO: Observar a corrosão de diferentes metais em meio ácido e alteração da massa após combustão da palha de aço.
3. RESUMO: O acido clorídrico quando em contato com alguns metais ocorre corrosão, sendo que cada um tem uma determinada reação, e um determinado tempo. Já o segundo experimento com a queima da palha de aço, sofre alteração de massa devido ao oxigênio também possuir massa.
4. INTRODUÇÃO: O ácido clorídrico junto a alguns metais causa reação química, acelerando o processo de corrosão desses metais. Alguns metais tem oxidação maior que outros, onde se observará a diferença entre os metais, em termos de desgaste. Já na segunda prática, quando ocorrer à queimada da palha de aço, poderá ser observada uma mínima diferença na massa, depois da combustão.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
1. Uma estante de tubo de ensaio.
2. 6 tubos de ensaio.
3. Amostras de tamanhos similares de
4. Magnésio.
5. Cobre (fio de cobre).
6. Zinco.
7. Estanho.
8. Alumínio.
9. Palha de aço (Bombril ou similar)
10. Pipetador
11. Caneta
12. Cadinho
13. Fósforo
14. Balança analítica
5.2) Reagentes Utilizados:
1. Aproximadamente 100 mL de solução de HCl 6mol/l.
5.3) Procedimento Experimental:
Primeira parte: Enumeramos 6 tubos de ensaio, logo após colocamos em cada tubo de ensaio 1 tipo de metal, sendo 1: magnésio, 2: cobre, 3:zinco, 4:estanho, 5: alumínio, 6: palha de aço, em seguida enchemos um Becker com aproximadamente 50 mL de solução de ácido clorídrico, depois pipetamos ácido clorídrico dentro do tubo de ensaio até atingir cerca 1/3 dele, observando