Reatividade dos metais
Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------ 4
Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------- 6
Materiais e Métodos ------------------------------------------------------------------------------ 6
Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------ 8
Bibliografia --------------------------------------------------------------------------------------- 9
INTRODUÇÃO
METAIS:
Os metais constituem o grupo de elementos mais numeroso que existe. Em condições ambientais são encontrados na forma sólida, com exceção do mercúrio (Hg), que é encontrado na forma líquida. São brilhantes, bons condutores de calor eeletricidade, se comparados com os demais elementos, e apresentam alta resistência térmica e mecânica. Uma característica dos metais é o fato de terem um número pequeno de elétrons no último nível energético, e também a baixa força de atração que o núcleo exerce sobre esses elétrons, facilitando a doação dos mesmos.
REATIVIDADE DOS METAIS
Pode-se chamar de reatividade de um metal a capacidade que ele possui para deslocar outro em uma reação de deslocamento.
As reações de deslocamento, nas quais um elemento A desloca um elemento B, podem ser previstas segundo a série eletroquímica. A série eletroquímica dos metais,escala de nobreza ou fila de reatividade química, coloca os elementos em ordem decrescente de reatividade, e em ordem crescente de nobreza. Quanto mais nobre é o elemento, menos reativo ele é, e vice-versa. Assim, metais nobres como o ouro (Au), a prata (Ag) e a platina (Pt), dificilmente são atacados por substâncias químicas.
Exemplo de reação de deslocamento:
Mg + ZnSO2 MgSO4 + Zn
O magnésio desloca o zinco porque é mais reativo do que ele, ou seja, o magnésio vem antes do zinco na fila da reatividade. A reação Zn + MgSO4 não