eletroquimica
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
ANA CAROLINE LUCIANA
PATRICIA
REATIVIDADE DOS METAIS
CURITIBA
2013
ANA CAROLINE
LUCIANA
PATRICIA
reatividade dos metais
Relatório apresentado ao curso Técnico em Química do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão sob a orientação do professor Hebert Hiroshi Sato.
curitiba
2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 objetivo 5
3 materiais e reagentes 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 REAGENTES 6
4 mÉTODOS E PROCEDIMENTOS 7
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
6 CONCLUSÃO 10 Referências 11
1 Introdução
É comum diariamente encontrar-se reações químicas. Não somente ao redor das pessoas, mas também em seus organismos, pode-se dizer que o ciclo da vida depende de uma série de reações químicas. Por exemplo, para diminuir a acidez estomacal, utiliza-se o bicarbonato de sódio () que reage com o ácido clorídrico , presente no estômago; a formação de ferrugens é uma reação química, a combustão de um palito de fósforo, efervescência produzida por um antiácido em água, entre outras inúmeras reações.
O conceito de reação química esta relacionado com a ideia de transformação, ou seja, onde duas ou mais substâncias (reagentes) reagem entre si, originando outras substâncias diferentes das iniciais, denominadas de produtos. Quando uma substância não sofre transformação, trata-se de uma transformação física.
As reações químicas podem ser classificadas de várias maneiras.
a) Conforme o envolvimento de calor pode ser classifica em endotérmica (reação que ocorre com absorção de calor) ou exotérmica (reação que ocorre com liberação de calor).
b) Podem ser classificadas também quanto a sua velocidade, onde podem ser rápidas (por exemplo, a combustão do álcool) ou lentas (a formação de ferrugens).
c) Conforme sua reversibilidade, podendo ser reversível