Rugosidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Eliéser Junio; Enilson dos Anjos; Luiz Heleno; Michel Mageste; Ramon
Joviano, Welerson Diego, Luiz Oliveira, Tiago Galdino, Matheus Lopes,
Diogo.
RUGOSIDADE
Belo Horizonte
2013
17
RESUMO
A rugosidade de uma superfície é composta de irregularidades finas ou de erros microgeométricos resultantes da ação inerente ao processo de corte.
O acabamento superficial é medido através da rugosidade superficial, a qual é expresso em mícron e realizado normalmente por um aparelho chamado rugosímetro. A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas, onde somente a precisão dimensional, de forma e de posição não é suficiente para garantir a qualidade e a funcionalidade da peça.
No Brasil, os conceitos de rugosidade superficial são guiados pela norma ABNT
NBR 6405-1985.
2.0 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da fabricação de fermentas rudimentares e ou armas para proteção na era do Homo Habilis que viveu a cerca de 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás, o ser humano já se preocupava com a qualidade nos produtos por ele idealizados ou utilizados, obter uma pedra que fornecesse um gume de corte de qualidade poderia ser o diferencial na execução de trabalhos por ele realizado.
Entretanto o Homo Habilis estava muito longe de possuir tecnologia e conhecimento cientifico para obter uma vida mais confortável, os problemas humanos foram se solucionado durantes as eras posteriores, até chegar aos dias atuais. Porem a ideia por detrás do acabamento dos produtos confeccionados não mudou, e o home sempre esteve a procura de produtos que tivessem uma qualidade superior, é de se pensar então que um homem que tivesse uma espada com o gume de corte afiado seria mais eficiente que outro de despunha de uma espada mais rudimentar. Portanto como conseguir que os produtos elaborados tivessem qualidades superiores que