Relatório Empuxo
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FERNANDA OLIVEIRA
INDIRA SANTANA
INGRID VELAME
LAÍS CARVALHO
RAFAEL BASTOS
HIDRODINÂMICA- EMPUXO E PESO APARENTE
Salvador - BA
29 de agosto de 2013
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FERNANDA OLIVEIRA
INDIRA SANTANA
INGRID VELAME
LAÍS CARVALHO
RAFAEL BASTOS
HIDRODINÂMICA- EMPUXO E PESO APARENTE
Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia como critério de avaliação à disciplina Física Geral e Experimental II no curso de Engenharia sob a orientação do professor Erick Santana.
Salvador - BA
29 de agosto de 2013
1. OBJETIVO
Determinar o empuxo de um corpo e o sua variação de acordo com a quantidade imersa do mesmo em água.
2. INTRODUÇÃO
Ao submergir um corpo qualquer em líquido, verifica-se que este exerce sobre o corpo uma força orientada para cima, no sentido contrário da força exercida pelo seu peso, de forma que tenta impedir que o corpo afunde no líquido. A essa força contrária ao peso numa submersão dá-se o nome de empuxo.
O princípio de Arquimedes afirma que: “um corpo, total ou parcialmente imerso num fluido, sofre uma força de empuxo dirigida para cima de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo”. Assim, segundo o princípio de Arquimedes, o módulo do empuxo é dado por: (1.1) (1.2)
Onde , e são, respectivamente, a massa, a densidade e o volume do líquido deslocado, e g é a aceleração da gravidade.
O empuxo é então uma força hidrostática exercida por um fluido sobre um corpo nele imerso. Essa impulsão existe devido à diferença de pressão hidrostática do corpo. Logo, um corpo imerso em um fluido qualquer sofre um empuxo, sendo esse igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Dessa forma, um corpo imerso na água