relatório empuxo
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS Bruna.schlosser@hotmail.com
Resumo. O princípio de Arquimedes descoberto pelo próprio sábio grego Arquimedes, diz que todo corpo mergulhado num fluido sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. Essa força vertical que possui mesma direção, mas sentido oposto ao peso se chama Empuxo. O empuxo não depende do peso do sólido imerso, depende da densidade do líquido e do volume deslocado pelo sólido.
Palavras chave: Princípio de Arquimedes; Empuxo; Embolo; Peso.
Introdução
O princípio de Arquimedes diz que todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força verticalmente pra cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. Essa força do líquido sobre o corpo é denominada empuxo (E).
Quando um corpo se encontra imerso em um líquido, portanto, agem duas forças: a força peso, devido a interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo, devido a sua interação com o líquido. P = M.g (1)
E = -M.g (2)
Sendo M a massa do fluido deslocado e g a aceleração da gravidade. Dessa maneira, a massa pode ser associada com seu volume.
Dessa maneira, o empuxo pode ser definido como: E= µ . Vd. g (3)
Sendo µ a densidade do líquido, Vd o volume do líquido deslocado.
Sendo assim, corpos de densidades diferentes, mas de mesmo volume, ao serem imersos em um fluido sofrerão o mesmo empuxo definido por:
E = Preal – Paparente (4)
Sendo Preal o peso do sólido calculo fora do fluido e o Paparente o peso do solido calculado totalmente imerso no fluido.
O objetivo do experimento foi reconhecer a presença do empuxo que atua em um corpo submerso em um líquido; relacionar o empuxo ao volume do liquido deslocado; relacionar o empuxo a densidade do liquido