Relatorio destilacao
Bacharelado em Química Tecnológica
Experiência VI – Destilação com Arraste de Vapor:
Separação de Substâncias Líquidas
Belo Horizonte, maio de 2012
1 – Introdução A destilação é uma técnica geralmente empregada para remover um solvente, purificar um líquido, separar os componentes de uma mistura de líquidos ou ainda separar líquidos de sólidos. Dessa forma, a destilação é um processo de separação amplamente utilizado na indústria química tendo grande aplicação, para a atual sociedade, na extração de petróleo, essências, óleos, bebidas e etc.
Entre os seus tipos existe a destilação por arraste a vapor. Essa destilação é muito utilizado para a separação e purificação de compostos orgânicos que se decompõem nas proximidades de seus pontos de ebulição sendo insolúveis ou muito pouco solúveis em água ou nos seus vapores de arraste.
A destilação por arraste a vapor é uma operação que consiste em volatizar uma substância passando-se vapor em uma mistura aquosa contendo o composto. Uma vez que este composto possua uma pressão de vapor próxima a 100°C (a 5-10 mmHg), ele destilará com o vapor e pode ser separado do destilado, já que é imiscível em água. Dessa forma, os componentes de uma mistura imiscível apresentam uma temperatura de ebulição um pouco abaixo do ponto de ebulição da água e bem abaixo dos pontos de ebulição dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada à temperatura menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água.
Esse fato é comprovado tendo como base a Lei de Raoult. Na destilação por arraste a vapor, a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual a soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais. A pressão total de vapor da mistura torna-se igual a pressão atmosférica e a mistura entra em ebulição numa temperatura menor que o ponto de ebulição de qualquer um dos