Relatorio de higiene dos alimentos
Universidade de BrasíliaDepartamento de NutriçãoHigiene dos Alimentos Limpeza e sanitização
Brasília, 08 de outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
As hortaliças in natura, como a alface, a couve e a chicória, são bastante recomendadas como parte da alimentação diária, por serem composta de uma grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras alimentares e baixo valor calórico, sendo sempre utilizada em dietas. Porém, quando atraídos pelos benefícios oferecidos nas hortaliças, consumidores se expõem a riscos de infecções por enteroparasitas uma vez que consumidas cruas na forma de saladas podem ser uma via de transmissão quando não higienizadas adequadamente. (MONTANHER et, al, 2007)
Frutas e hortaliças são potenciais abrigos para microrganismos que podem estar associados a toxinfecções alimentares e, consequentemente, a doenças transmitidas por alimentos (PACHECO et. al., 2002). O manuseio e o preparo correto de frutas e hortaliças para o consumo humano são muito importantes para diminuir a quantidade microbiana presente nesses produtos. Sendo assim, deve ser feita a higienização correta desses alimentos, utilizando hipoclorito para a eliminação desses microrganismos, e não somente água ou vinagre, como muitos pensam que é suficiente. (PINHEIRO et. al., 2011).
Não é dada a devida importância para a higienização correta das hortaliças para o consumo humano, por isso é necessário um maior cuidado na hora de consumir esse tipo de alimento e na hora de fazer a higienização desses produtos.
OBJETIVOS
Objetivo geral: Comprovar a eficiência dos processos da higienização sobre a eliminação de microrganismos viáveis.
Objetivos específicos:
- Verificar a contaminação presente nas folhas antes de passarem pelo processo de higienização.- Verificar a contaminação presente nas folhas higienizadas somente com água.- Analisar a eficiência de produtos sanitizantes, como o produto clorado e a água sanitária na limpeza de