Relatorio de circuitos
CORRENTE CONTÍNUA:
Figura 2: Esquema simplificado Gerador Ideal C.C
Figura 2: Esquema simplificado Gerador Ideal C.C
O fluxo de elétrons dá-se apenas num sentido. C. C. Constante: A tensão/corrente é constante. Obtém-se a partir de pilhas, baterias, dínamos, fontes de tensão, retificação de corrente alternada. C.C.Variável: A tensão/corrente varia. Obtém-se a partir de fontes de tensão.
GERADOR DE CORRENTE CONTÍNUA:
Gerador de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica ou energia elétrica em mecânica (motor). Conforme as características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores). Além disso, quando se trata de um gerador de corrente continua, os mesmos princípios que formam a base de operação de maquina de corrente alternada e de corrente continua são governadas pelas mesmas leis fundamentais
Gerador de Corrente Contínua Ideal: é um dispositivo que mantém a tensão entre dois pontos constante mesmo que a corrente varie. Um gerador de corrente ideal fornece uma corrente constante (IS) para uma carga (RL), independente da carga, portanto independente da tensão. A figura 1 mostra o símbolo e a curva característica correspondente.
Entretanto, para um gerador de
tensão real, há desvios das características ideais, uma vez que os elementos que o formam apresentam diversos tipos de perdas, sendo a mais importante a perda por efeito Joule. O gerador de tensão real pode ser modelado associando-se a perda por efeito Joule a uma resistência interna Ri em série com o gerador ideal E. Se nenhuma carga é ligada ao gerador, não há queda de tensão na resistência interna, pois não há corrente elétrica, sendo a perda nula.
A equação característica de um gerador de tensão real pode ser obtida aplicando-se a Segunda Lei de Kirchhoff na malha formada pelo gerador ideal E, pela resistência interna RI e pela carga RL: Vs= E- Ri.