Relatorio Circuito
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I
THIAGO ZAGO ANGELO
1º RELATÓRIO – ANÁLISE NODAL E ANÁLISE DE MALHAS
Uberlândia – MG
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
Primeira lei de Kirchhoff (lei dos nós) 2
Segunda lei de Kirchhoff (lei das malhas) 3
2. OBJETIVOS 4
3. METODOLOGIA 5
3.1 Materiais 5
3.2 Método 5
4. RESULTADOS 7
4.1 Questões 8
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Para ajudar na resolução de circuitos elétricos foram criados alguns métodos facilitadores, dentre eles os métodos das tensões de nó e das correntes de malha. No primeiro, analisam-se as tensões em cada nó a partir de outro nó de referência. E, no segundo, são analisadas as correntes que circulam em cada malha do circuito separadamente. Juntos, esses dois métodos abrangem praticamente todos os nossos problemas de análise de circuitos básicos.
As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como, por exemplo, circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Define-se o que são Nós e Malhas:
Nó: é um ponto onde três (ou mais) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.
Figura 1 – Circuito com várias malhas e nós.
Analisando a figura 1, vemos que os pontos a e d são nós, mas b, c, e e f não são. Identificamos neste circuito 3 malhas definidas pelos pontos: afed, adcb e badc.
Primeira lei de Kirchhoff (lei dos nós)
Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam(aquelas cujas apontam para fora do nó) é igual a soma das correntes que chegam até ele. A Lei é uma conseqüência da conservação da carga total existente no circuito. Isto é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós.
Segunda lei de Kirchhoff (lei das malhas)
A soma algébrica das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma algébrica das quedas de potencial ou dos produtos iR contidos na malha.
2. OBJETIVOS
Verificar a Lei de