relatorio circuitos
Desenvolvimento teórico:
Circuitos de primeira ordem são aqueles que podem ser representados por uma equação de primeira ordem.
CIRCUITOS RL E RC
O estudo de circuitos RL e RC mostra que a evolução da tensão ou corrente no tempo, exige a resolução de uma equação diferencial de 1ª ordem da forma.
então é uma solução para equação diferencial acima. O termo é chamado de solução particular ou resposta forçada, chamada de solução complementar ou resposta natural. Considerando que f(t) = A = constante, a solução geral diferencial consiste de duas partes que são obtidas resolvendo-se as seguintes equações.
Sendo A constante, a solução Xp(t) deve também ser constante, portanto Xp(t) = K1 Substituindo esta constante na equação (2), tem-se
Examinando a equação (3).
que implica em .
Logo
Portanto a solução da equação (1) é
A constante é chamada de constante de tempo do circuito. Uma propriedade interessante da função exponencial é mostrada na figura 1. A cada constante de tempo Tc, o valor sofre uma queda de 63,2% do valor inicial.
Para efeitos práticos a resposta do circuito atinge o valor de regime permanente em 5 constante de tempo (>5Tc).
Outra figura que mostra a resposta:
A partir dessa montaremos a tabela dada em aula em função da constante de tempo τ.
i(0)/I0 t 1
0
0,37
1 τ
0,13
2 τ
0,049
3 τ
0,018
4 τ
0,0067
5 τ
E isso é uma pequena teoria do que será mostrado em nosso relatório, onde o foco principal foi mostrar o valor de regime permanente.
Desenvolvimento prático:
No desenvolvimento pratico foi utilizado um osciloscopio, uma gerador de funções, uma protobord, um resistor de e um capacitor portanto circuito RC.
Osciloscopio
O osciloscópio é um instrumento de medida eletrônico que cria um gráfico bi-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. O eixo horizontal do ecrã (monitor) normalmente representa o tempo, tornando o