Relatorio Circuitos
CAMPUS SOBRAL
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
PROFESSOR: GINÚBIO BRAGA
RELATÓRIO Nº 1
EXPERIMENTO II – CIRCUITOS RESISTIVOS: DIVIORES DE TENSÃO E DIVISORES DE CORRENTE
1. OBJETIVOS DA PRÁTICA
A realização da atividade prática tem como objetivo verificar a aplicabilidade das propriedades em circuitos básicos para atenuação de corrente e de tensão. E, observar as propriedades da ponte de Wheatstone. O relatório visa apresentar a comparação entre valores práticos e teóricos de correntes e tensões, medidos a partir de amperímetros e voltímetros. E com base nos resultados comprovar aquilo que foi visto em sala de aula.
2. INTRODUÇÃO
Todo circuito elétrico é formado pela interconexão entre elementos elétricos. Esses elementos são classificados entre passivos e ativos e podem ser associados tanto em série quanto em paralelo ou em uma associação de ambas as formas. Na conexão em série os elementos compartilham a mesma corrente, já em uma associação em paralelo os elementos compartilham a mesma tensão. Muitas vezes, alguns projetos exigem determinadas correntes ou tensões utilizando apenas uma fonte de alimentação. Para isto, são utilizados circuitos resistivos, com intuito de controlar a corrente e a tensão a partir da associação de resistores, elementos estes que são passivos. Para que haja a divisão de tensão as resistências devem ser associadas em série e para que haja a divisão de correntes os resistores devem ser ligados em paralelo.
A ponte de Wheatstone é um caso de associação de elementos que permite a medição do valor de uma resistência não conhecida. O circuito é composto por uma fonte de tensão, um voltímetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos e ajustáveis.
Com a compreensão da disposição dos elementos em um circuito poderemos solucionar com maior facilidade os problemas que nos forem apresentados.
3.