relatorio de circuitos
A palavra “ hidráulica” provém do grego hidraulos, onde hidra significa água e aulos, que significa cano.
A hidráulica consiste no estudo das características e comportamento dos fluidos hidráulicos confinados (hidrostática) ou em escoamento (hidrodinâmica) como meio de transmitir energia e sua aplicação na indústria.
A hidráulica utiliza o fluido para se ter força e normalmente a velocidade de fluxo é lenta. Um princípio muito importante da hidrostática é a lei de Pascal, vindo a ser utilizada na hidráulica, o qual expressa: “A pressão exercida em um ponto qualquer de um líquido estático é a mesma em todas as direções e exerce forças iguais em áreas iguais” .
Então o relatório apresentará características de um circuito hidráulico ressaltando fundamentos de construção, ferramentas que a compõe, o processo decorrente e conceitos. 2
3.0 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1. MATERIAIS
Os materiais utilizados em sala de aula foram vídeo e apostila. Na aula prática em laboratório como materiais do circuito: bomba, tanque, filtro de retorno, válvulas direcionais com alavanca (normal aberta sem trava e normal fechada com trava), acumulador, motor, cilindros, manômetro, regulador de fluido, T’s, mangueiras conectoras, painel e óleo mineral.
3.2. EQUIPAMENTOS
Os equipamentos utilizados em laboratório foram: bomba, tanque, filtro de retorno, válvulas direcionais com alavanca (normal aberta sem trava e normal fechada com trava), acumulador, motor, cilindros, manômetro, regulador de fluido, T’s e mangueiras conectoras e painel.
3.3 MÉTODOS
A operação do circuito hidráulico é dependente da correta montagem de seus constituintes. Em destaque o mais importante é a conexão adequada das mangueiras e o conhecimento de cada função de saída e entrada.
Em relação ao tanque, a mangueira é conectada à saída do mesmo até a entrada de “T” e “P”(pressão) da válvula direcional, a fim de