Relatório circuitos
1.1 PONTE DE MAXWELL
A ponte criada por Maxwell tem o objetivo de medir uma indutância desconhecida em função capacitância conhecida. Ela é constituída por três resistores, sendo dois destes variáveis e um fixo, um capacitor e um indutor arranjados e ligados a uma fonte de tensão alternada conforme o esquema abaixo:
Figura 1: ponte de Maxwell
Fonte: (HELFRICK, 1994)
Observações:
1º. O termo “Detector” na imagem, é dado ao voltímetro que detecta a tensão entre esses pontos, quando este detectar 0 V (zero volts), diremos que esta ponte esta em equilíbrio.
2º O resistor Rx, na imagem, ligado em série ao indutor trata-se da resistência interno do indutor e não de outro resistor da ponte.
Para calcular o valor da indutância do indutor, é necessário ter em mente o seguinte conceito: uma ponte é dita equilibrada quando o produto das impedâncias dos ramos de uma diagonal é igual ao produto da diagonal contrária. Na figura 1, temos:
〖Z ⃗_1.Z ⃗〗_x= Z ⃗_2 〖.Z ⃗〗_3,
que equivale a Z ⃗_x= Z ⃗_2 〖.Z ⃗〗_3.(Y_1 ) ⃗, onde (Y_1 ) ⃗ é a admitância do braço 1 da ponte.
Como Z ⃗_2=R ⃗_2, Z ⃗_3=R ⃗_3 e Y ⃗_1=1/R ⃗_1 +jωC_1 substituindo na equação acima temos que:
Z ⃗_x=R_x+jωL_x=R_2.R_3 (1/R_1 +〖jωC〗_1)
Igualando as partes real e imaginária, vem
〖 R〗_x=(R_2.R_3)/R_1 (1)
L_x=R_2 〖.R〗_3.C_1 (2)
1.2 PONTE DE WIEN
A ponte de Wien é utilizada como ponte CA para medir frequências, mas também é aplicada em estudos de distorções harmônicas, osciladores de áudio e HF. Neste relatório esse tipo de ponte foi utilizado para medir a frequência da fonte. A constituição desta ponte é feita por uma combinação RC série em um braço da ponte e RC paralelo em um outro braço consecutivo, sendo estes