relatorio bromatologia proteínas
As proteínas são os maiores constituintes de toda célula viva, cada uma delas de acordo com sua estrutura molecular tem uma função biológica associada às atividades vitais. (CECCHI, 2001)
As proteínas são substâncias nitrogenadas complexas constituídas de ácidos aminados (cerca de 22), dos quais 8 são essenciais para o equilíbrio nutricional do organismo, na função de formar e reparar tecidos, também como ativadores de reações químicas (catalizadores), reações de imunidade (anticorpos), precursores de vitaminas, etc. (ORNELLAS, 2001)
Os aminoácidos são encontrados em quantidades e proporções adequadas nas proteínas de origem animal (carne, leite, ovos, etc) e em algumas de origem vegetal (soja, amendoim, castanha-do-pará, nozes, etc). (ORNELLAS, 2001)
Nos alimentos, além de função nutricional, as proteínas têm propriedades organolépticas e de textura. Podem vir combinadas com lipídeos e carboidratos. (CECCHI, 2001)
O procedimento mais comum para a determinação de proteína é através da determinação de um elemento ou um grupo pertencente à proteína. A conversão para conteúdo de proteína é feito através de um fator. Os elementos analisados geralmente são carbono ou nitrogênio. A análise de nitrogênio é a determinação mais utilizada, pois considera que as proteínas têm 16% de nitrogênio em média (depende do tipo de proteína). O fator geral na transformação de nitrogênio para proteína é de 6,25. (CECCHI, 2001)
Este método foi proposto por Kjeldahl na Dinamarca em 1883, quando estudava proteína em grãos. Ele determina o N orgânico total, isto é, o N protéico e não protéico, na maioria dos alimentos o N não protéico representa muito pouco no total. (CECCHI, 2001)
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Determinar o teor de proteínas nos alimentos: Farinha de trigo branca e Farinha de trigo integral.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Comparar os resultados obtidos com a tabela de composição de alimentos (TACO) 2011.
3 METODOLOGIA
O método utilizado foi o de