Relatório de Bromatologia sobre Proteina
INTRODUÇÃO
Proteína são macronutrientes contituidos por uma cadeia de aminoácidos unidos por ligações peptidicas.Por funções estruturães de tranporte,hormonal,de armazenamento e defesa.Diferencian-se quimicamente das frações de nutrientes que constituem um alimento por possuirem um átomo de nitrogênio em sua composição.
Apartir desta particularidade,pode se determinar a quantidade de proteínas presentes nos alimentos.O método utilizado é pelo processo de digestão Kjeldahl ,proposto em 1883 peklo mentor de mesmo nome.Este processo é constituido de três etapas, digestão,destilação e titulação.A proteína sofre uma hidrolise ácida e ,assim a materia orgânica e decoposta e o nitrogenio transformado em armônia.Sendo o conteúdo de nitrogênio das diferentes proteínas aproximadamente 16%, introduz-se o fator e empíríco 6,25 para transformar o numero de g de nitrogênio encontrado em numero de g de proteínas.
OBJETIVO
Conhecer as etapas do método de digestão de Kjeldahl, para determinar a concentração de proteínas na amostra de pastel de queijo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Analisar as etapas de digestão, destilação e titulação da amostra, analisando detalhadamente cada uma a fim de compreender os processos a que a amostra foi submetida e como estes interfere na determinação da concentração proteica.
MATERIAIS
Balança analítica
Béquer
Erlenmeyer
Tubo micro kjedahl
Amostra
Bloco digestor
Destilador de proteína
Solução de NaOH 40%
Solução de H3BO3 a 2% p-v
Vermelho de metila
Verde de bromo cresol
Solução patronizada de HCL 0,02N
Bureta
Mistura catalizadora
Ácido sulfúrico
MÉTODOS
Colocar no tubo 50mg mais sulfato de potássio mais sulfato de cobre e o ácido sulfúrico e foram colocados no bloco digestor por cerca de 6 horas e resfriado,esse processo foi realizado antes da aula, pelo técnico de laboratório.
Após resfriada a amostra sofreu o processo