Relatorio Bioquimica
Relatório da Aula Prática
Profª: Manuella Ritha
Disciplina: Bioquímica
Curso: Engenharia Química
CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Componentes do grupo:
Diana Coelho
Francielle Queiroz
Lorrany Nicolle
Roberto Santos
Betim
2015
Introdução
Para realizar as atividades metabólicas e manter a homeostasia corporal, nosso organismo gasta muitas calorias, obtidas através da oxidação dos nutrientes, durante o processo de respiração celular. Por isso, é importante incluir na dieta diária, alimentos que forneçam energia, como os carboidratos.
Os carboidratos (também conhecidos como hidratos de carbono) são as biomoléculas (formadas, principalmente, por carbono, hidrogênio e oxigênio) mais abundantes no planeta e a principal fonte de energia do ser humano. Seu consumo, evita que as proteínas teciduais sejam utilizadas para a realização de esforços físicos e para o trabalho celular, o que evita o comprometimento dos tecidos, devido o uso da proteínas (biomoléculas essenciais para a manutenção tecidual).
Os hidratos de carbono podem ser simples (monossacarídeos e dissacarídeos) ou complexos (polissacarídeos). Os mais simples são os monossacáridos, cuja formula molecular é (CH2O)n onde n varia de 3 a 8. De modo geral, possuem sabor adocicado e são solúveis em água. Biologicamente os mais conhecidos são as pentoses (5 átomos de carbono) como a ribose e a desoxirribose e as hexoses como a glicose, frutose e galactose.
Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, sendo solúveis em água, como a sacarose e a lactose. Já os polissacarídeos, são macromoléculas, formadas pela união de vários monossacarídeos. São menos solúveis e mais estáveis que os açúcares simples. Seus representantes mais comuns são: o amido, o glicogênio e a celulose.
Algumas moléculas podem se diferenciar devido a presença de grupos funcionais, como as aldoses e