Ap Estatistica
1. Definições
A Estatística Descritiva tem como objetivos organizar, sumarizar e descrever dados quantitativos ou qualitativos.
Algumas variáveis, como sexo, educação, estado civil, etc, apresentam como possíveis realizações uma qualidade (ou atributo) do indivíduo pesquisado. Tais variáveis são chamadas de variáveis qualitativas. Entretanto, outras variáveis, como número de filhos, salário, idade, etc apresentam como possíveis realizações números resultantes de uma contagem ou mensuração. Estas são as variáveis quantitativas.
Por sua vez, as variáveis quantitativas podem ser discretas ou contínuas. As variáveis discretas assumem um número finito (contagem) de valores dentro de um intervalo finito (ex.: número de filhos, número de pontos que podem ocorrer no lançamento de um dado, número de acidentes ocorridos no mês dentro de uma fábrica, etc). As variáveis contínuas assumem infinitos valores dentro de um intervalo (ex.: a idade de um grupo de pessoas, o “peso” dos recém-nascidos num determinado período num hospital, etc).
2.Tipos de gráficos:
Variáveis Qualitativas: os mais comuns são os gráficos de colunas e de setores (“pizza”). Veja Exemplo:
Grau de Instrução
Freqüência
Fundamental
12
Médio
18
Superior
6
Variáveis Quantitativas: são vários os tipos de gráficos para representar um conjunto de dados com variáveis quantitativas. Pode-se citar:
a) Gráficos de Colunas (Discretas):
Número de filhos
F
1
4
2
5
3
7
4
3
5
1
b) Histograma (contínuas):
Altura (cm)
F
150 – 160
4
160 – 170
12
170 – 180
25
180 – 190
16
190 – 210
3
3. Organizando os dados
Dados são qualitativos
Se os dados que o pesquisador coletou são qualitativos — por exemplo, ele perguntou às pessoas por qual time de futebol elas torcem —, a organização dos dados começa com uma contagem, isto é, o pesquisador precisa contar quantas pessoas escolheram cada time. Terá, assim, as frequências (número de pessoas) em cada categoria (no exemplo, os times de futebol). Terminada