Relatorio Bioquimica
FACULDADE DE MEDICINA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA LABORATORIAL SOBRE O
TÓPICO:PRECISÃO E EXATIDÃO NA QUÍMICA ANALÍTICA
PROF.DR.: RAPHAEL
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
TURMA MEDICINA FAMINAS 2015
DATA DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO: 06/02/2015
ALUNAS: LORENA ELEONORA LOPES ALVES
LUMA LUÍZA GODOI FERREIRA
MÁRCIA LUÍSA VIEIRA GUILHERME
SAMARA SOARES MENDONÇA CONRADO
MURIAÉ
2015
INTRODUÇÃO
O assunto abordado nesta primeira aula prática remete ao cuidado necessário com as medições para que os resultados experimentais não sejam alterados. Neste âmbito quantitativo analítico, algumas são as terminologias que merecem atenção, entre elas estão precisão, exatidão, resolução e sensibilidade. E para tanto o conhecimento dessas é fundamental.
A precisão é representada pela variação obtida entre os resultados de determinações repetidas. Assim sendo, quando menor o desvio padrão entre estas medidas, maior o seu grau de precisão. Vale ressaltar que a precisão geralmente é associada a erros aleatórios do processo de medição. A exatidão, por sua vez, é o termo utilizado para designar a distância entre a medida encontrada e àquela esperada, tida como “verdadeira”, “nominal”, “aceita” ou “tomada como referência”. Também é definida pelo desvio ou desvio percentual de um valor conhecido, e está relacionada a fontes sistemáticas. Já a resolução, também conhecida como “capacidade de leitura”, é uma medida da “fineza do detalhe revelado” pelo instrumento de medida. É basicamente uma medida do menor aumento que se pode medir, enquanto a sensibilidade refere-se a menor quantidade definida por um instrumento particular.
Precisão e exatidão possuem aspectos distintos, mas que precisam ser levados em consideração ao se avaliar a qualidade do resultado de uma medida em um experimento. Perante tais terminologias, os tipos de erros experimentais também são importantes e por isso, precisam ser conhecidos a fim de que sejam evitados, para que os resultados a serem obtidos