Analisando O Setor De Avia O Civil
- Liderança no Custo:
A Gol prefere produzir produtos padrão, pouco diferenciados, mas ganha em escala, baixo custo de manutenção e ociosidade menor
- Diferenciação:
Aviões mais novos ,investimento em modernidade na frota e preços mais baixos para atender á demanda de classes mais baixas .Além de constante reestruturação organizacional - Enfoque:
A Gol procura obter uma vantagem competitiva num segmento de mercado , optando pelos trechos mais curtos e de maior demanda .Alinhando os objetivos estratégicos e a busca pela maior eficiência e competitividade.
De acordo com modelos desenvolvidos por Porter , a intensidade concorrencial de um setor depende de cinco forças básicas:
1. Ameaça de Novos Entrantes:
No caso da indústria aérea, existem inúmeras barreiras para esta entrada, pois, há a necessidade de um grande investimento de capital para aquisição dos equipamentos básicos para o início de qualquer operação aérea. Esta seria uma das principais barreiras.
Existe também a dificuldade de concorrer com marcas já consolidadas como a TAM, o ramo aéreo já possui grandes e boas empresas para atender seus consumidores. Ao ingressar nesta indústria, a nova empresa teria dificuldades em acessar os canais de distribuição. Além disso, o segmento aéreo apresenta uma série de normas governamentais às quais as empresas precisam se adequar.
2. Poder de Barganha dos fornecedores:
Um fornecedor de combustível de aéreo pode limitar a oferta com base na pouca demanda e na dificuldade em obter outros fornecedores desta matéria-prima, Constantino através