Relato rio 2
DEQ 04 – ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Professora Giselle Patrícia Sancinetti
Letícia Heldt
Lidiana Maranesi Silva
Paula Figueiredo
Thaís Fraga Gonçalves
Cinética Química – Determinação da ordem de uma reação
UNIFAL
MAIO/2012
RESUMO
O experimento tem como objetivo determinar a ordem de reação química, para isso foi utilizado o método das concentrações em excesso. O método consiste em misturar componentes capazes de gerar uma determinada reação química no instante em que a reação ocorre observa-se por meio de um indicador a mudança de coloração, podendo determinar a velocidade de reação, neste momento é adicionado um agente redutor, onde ele volta a sua coloração original. Esse processo foi realizando interruptamente por 10 vezes e depois a amostra é trocada, este procedimento é realizado para três amostras com nas mesmas condições. A partir disso 3 gráficos com eixos diferenciados são construídos com os dados, cada qual representa uma ordem de reação, o gráfico que apresentou uma maior linearidade foi o segunda gráfico, referente a uma reação de 1ª ordem, apresentando alta linearidade com um ajuste de reta de 0,995.
1. INTRODUÇÃO
A velocidade de uma reação química consiste na variação da concentração dos reagentes em função do tempo, essa velocidade pode ser descrita teoricamente pela relação entre as concentrações, essas concentração são elevadas a um determinado expoente, o valor do expoente determina a ordem de reação e não podem ser preditos teoricamente.
Um dos métodos para determinar a ordem de uma reação química, é o método das concentrações em excesso, onde através de um indicador é possível determinar o tempo que leva do início da reação até a formação do produto. Utilizando estequiometria é possível determinar as concentrações dos componentes envolvidos.
Com o tempo e as concentrações é possível traçar três gráficos correspondentes à ordem zero, primeira e