RELATO RIO TECNICO 2
Esse relatório técnico foi feito a partir da situação de aprendizagem apresentada pela docente Karina Gonsales Concilio, para avaliação final de semestre, do 1° termo, do curso técnico têxtil, na qual atuamos como auxiliar de laboratorista têxtil para uma empresa prestadora de serviços laboratoriais e consultoria para o Porto de Santos, no setor de inspeção de importados. O tecido que nos foi entregue veio por um container, o qual teremos que analisar e determinar se os itens que foram declarados e os efetivamente transportados são os mesmos.
1.IDENTIFICAÇÃO DA FIBRA
Para identificação do material têxtil entregue, foi preciso fazer algumas análises laboratoriais. O processo laboratorial foi dividido em 4 partes, as quais são: Análise morfológica da fibra;
Análise do comportamento ao calor e a chama;
Teste de fusão;
Análise de solubilidade
1.1.ANÁLISE MORFOLÓGICA DA FIBRA
Para fazer a análise morfológica, precisei descampionar tanto a trama (fios dispostos na largura) quanto o urdume (fios dispostos no comprimento) do tecido, no qual tive problemas devido ao beneficiamento feito no artigo têxtil, fazendo com que as fibras se quebrassem com muita facilidade.
Para as secções transversais: utilizando as amostras de fio descampionadas, paralelizei-as, para conseguir passar na lâmina metálica com ajuda do fio de nylon (pesca). Juntei as duas extremidades do fio de nylon, passando por um dos 3 furos da lâmina metálica, coloquei a amostra do material dentro do arco de nylon que se formou, puxei o material para o furo com a ajuda de um alicate, enrolando o excesso de fio nas pontas do alicate. Assim que o material estava devidamente afixado na lâmina, cortei o excesso da amostra com um corte limpo de ambos os lados. Após algumas tentativas tive sucesso.
Para as vistas longitudinais,