Relativisando
FICHAMENTO
Texto: DaMatta,Roberto.Relativizando.Uma Introdução à Antropologia Social.Rio de Janeiro:Rocco,1987.P 17-47.
O autor Roberto DaMatta nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em História, especializado em Antropologia Social, mestre e doutor pela Universidade de Harvard, foi professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, onde dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e chefiou o Departamento de Antropologia da Universidade de Notre Dame (EUA). Um dos maiores intérpretes da sociedade brasileira e o cientista social mais citado nos trabalhos realizados nas universidades nacionais.
O autor apresenta o contexto de antropologia no panorama cientifico, com isso diferencia ciências “naturais” e as “sociais” onde relata que a diferença delas está na possibilidade de se repetir os eventos naturais. Possibilitando certo controle das atividades, situação que não ocorre nas ciências sociais.
DaMatta faz a seguinte diferenciação nas ciências sociais pretendia estudar fenômenos que ocorre próximo a nós, pois visa estudar comportamentos humanos, praticas do cotidiano. Com isso ele exemplifica dizendo que nas ciências humanas pode existir um contato entre o pesquisador e o objeto do estudo. Porém o autor acaba desprezando as ciências naturais.
São apresentados outros ramos da antropologia como a antropologia Biológica que se dedica a estudar diferenciações humanas com ênfase na interação entre biologia e a cultura, e a Antropologia arqueológica que estuda as sociedades do passado através dos materiais deixados por elas.
Por fim, DaMatta conceitua a relação entre cultura e sociedade através de uma metáfora,aonde cultura serio o roteiro,ou seja, valores e idéias já formuladas e a sociedade seria o palco,equivalendo a materialização.Com isso uma