Projeto De Pesquisa Pro Mestrado 1
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
LAÉRCIO JOSÉ CARVALHO PEREIRA
JUVENTUDE E POLÍTICA: a UJS no Maranhão
Projeto de pesquisa apresentado ao PPGCSOC da UFMA para fins de seleção no curso de Mestrado em Ciências Sociais.
Linha de Pesquisa: Relações de poder: (participação política, instituições e políticas públicas)
São Luis
2012
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Com este projeto propomos analisar o protagonismo político juvenil, através da União da Juventude Socialista - UJS, que é uma organização política ligada ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Observaremos seu processo de constituição, o repertório de atividades que desenvolve, sua atuação enquanto instância que recruta e busca “fidelizar” jovens para uma atuação política coletiva, cotidiana e duradoura e, como os agentes dessa organização constroem coletivamente sua identidade.
O interesse por esse estudo surgiu de trabalhos anteriores desenvolvidos no Programa de Educação Tutorial – PET, do curso de Ciências Sociais e em trabalho de conclusão desse mesmo curso. No PET, foi realizada uma pesquisa sobre movimento estudantil na UFMA (ME UFMA), enquanto a monografia apresenta uma análise sobre as relações entre movimento estudantil e partidos políticos, tomando como referência os itinerários políticos de algumas lideranças do ME UFMA. Com esses estudos ampliamos a compreensão sobre a temática ao mesmo tempo em que percebemos muitas lacunas a serem – não preenchidas, pois não concebemos a pesquisa como se fosse uma revelação –, mas analisadas em profundidade ou sob outros enfoques teórico-metodológicos.
Na pesquisa do PET, cujo enfoque foi mais quantitativo (embora não exclusivamente), foi possível observar, que apesar de 97% dos estudantes considerarem que o movimento estudantil seja importante, 52% dos alunos entrevistados1 manifestaram pouco ou nenhum interesse pelo mesmo. Dessas afirmações vieram