Resumo Capitulos 5 6 Cadernos Metodologicos Diretrizes Do Trabalho Cientifico
Área de Humanas e Jurídicas – Curso de Direito.
Metodologia da Pesquisa no Direito I (Iniciação Científica).
Professor: Roberto Deitos – Acadêmica: Stéfani Regina dos Reis.
1º Período/ Matutino.
Resumo sobre os capítulos 5 e 6 do livro Cadernos Metodológicos (diretrizes do trabalho cientifico). Capítulo 5 – Conhecimento (Robinson Tramontina).
O ser humano se situa num determinado contexto e sente a necessidade de compreendê-lo e explica-lo.
A relação do homem com a realidade é de curiosidade e angustia. Ele precisa ter conhecimento sobre ela para amainar seu natural desejo de compreensão e explicação. No desconhecimento prepondera o não dominado, originando medo, pavor e desconforto diante da circunstancia. Conhecer é “reduzir o desconhecido ao conhecido” (ALVES, 2002, p. 45). O acúmulo de conhecimentos é ilimitado e permanente. Conhecimento é uma ação de sair de si para colher o diferente.
O conhecimento é um fenômeno representacional, consciencial, uma apropriação intelectual do objeto, um ato dinâmico onde sujeito e objeto se modificam. O sujeito pelo acréscimo produzido pelo ato do conhecimento, o objeto ao ser tomado pelo sujeito e convertido em representação conceitual.
A realidade “é aquilo como as coisas são” que supõe que se estrutura autonomamente e tem existência própria o que garantiria objetividade à realidade, que sendo objetiva, seria lida da mesma forma por todos os seres humanos, no entanto, sempre há diferentes interpretações. O homem ao interpretar e atribuir significado à realidade torna-se construtor, transformando-a em “uma circunstancia, dotada de uma interpretação” (HEGENBERG, 1973, p. 21).
Tradicionalmente, a realidade apresenta-se em quatro abordagens para sua interpretação:
•
•
•
•
Senso Comum: Tem o conhecimento como experiência diária, pela resolução dos problemas cotidianos e imediatos.
Conhecimento Filosófico: O “conhecer do conhecer”. A filosofia apresenta traços essenciais: