Relat Rio MRU
Desde os tempos antigos o homem tem a preocupação e a necessidade de analisar os movimentos dos mais deferentes tipos de corpos, com o intuito de verificar por exemplo sua velocidade, aceleração, seu tempo total após descrever o movimento sua distância total percorrida entre outras análises. Alguns desses movimentos apresentam características específicas por isso são tratados de forma mais abrangente como o movimento circular que é aquele onde o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular, movimento variado que é todo movimento que possui a velocidade alterada no decorrer do percurso decorrido da ação de uma aceleração entre outros. Dentre esses movimentos o MRU movimento retilíneo uniforme que será abordado no nosso experimento, é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial com velocidade constante, apresentando assim uma aceleração nula, ou seja, o tempo decorrido entre duas distâncias iguais é o mesmo, outra característica do MRU que pode ser citada é que ele apresenta velocidade média igual a velocidade instantânea.
2. OBJETIVOS
Verificar os tempos percorridos pela esfera nas diferentes distâncias.
Analisar por que o tempo apresentado no movimento descrevido pela esfera não se repete mesmo que tenha ocorrido na mesma distância.
Analisar se o movimento descrevido pela esfera pode ser considerado um movimento retilíneo uniforme.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O experimento foi realizado em laboratório sob condições normais, foram utilizados uma rampa de movimento retilíneo, censores, uma esfera maciça de ferro, um leitor do tempo, um interruptor e um eletroímã, que serviam para medir o tempo em que a esfera percorria uma distancia pré-determinada. Para começar as medições de tempo deveria primeiro posicionar a esfera no lado da rampa de movimento retilíneo que possuía o eletroímã, para que ela fica-se imantada, apertava-se start fazendo com que a esfera se desprende-se do imã e