Relat Rio MRU
O objetivo é de investigar o movimento retilíneo e uniforme que estuda o deslocamento de um ponto material isento de aceleração através de medidas de tempo. Forneceremos situações onde seja possível analisar e provar os conceitos dados em forma pratica.
2. Resumo
O Movimento retilíneo Uniforme é definido como o movimento que um móvel em relação a um referencial percorre uma trajetória retilínea com uma velocidade constante e diferente de zero. Dizemos que o móvel percorreu distancias iguais em tempos iguais. Por definição no MRU a velocidade instantânea é a mesma que a velocidade média.
Neste experimento foi utilizado um plano inclinado Kersting para simular o movimento um ponto material e um cronometro digital para determinar a proporção entre o espaço e o tempo. Na interpretação dos resultados foi apurado que como dito anteriormente o espaço percorrido (S) é proporcional ao tempo (t).
3. Introdução Teórica
Como visto anteriormente o MRU é caracterizado por ter aceleração nula então a velocidade não varia com o passar do tempo
3.1 - Espaço percorrido. É dado pela diferença entre o ponto onde se encontrava no momento t1, para onde ele foi parar no momento t2. Então a diferença entre as posições é dado por:
∆xn = xn – xn-1
3.2 – Velocidade Média
É a grandeza que indica o quão rápido um móvel andou num dado percurso e é denominado por “Vm” e calculada pela expressão:
Vm = ∆x/∆t
Onde ∆x representa a distancia percorrida e ∆t o intervalo de tempo gasto para isso.
3.3 – Função do MRU Sabemos que para todo movimento existe uma função horaria que o define, para o movimento retilíneo uniforme é definida pela seguinte função horaria:
X = X0 + v.t Onde “X” e “X0” representam a posição final e a posição inicial ocupada pelo móvel respectivamente “v” é a velocidade e “t” é o tempo.
4. Procedimento Experimental
4.1 - Objetivo do Experimento
Medir velocidades médias em movimento retilíneo;
Representar