Relat Rio De MRU
Andrei Furtado Domingues
Instituto de Física e Matemática – Universidade Federal de Pelotas
Departamento de Física – Pelotas – RS – Brasil
E-mail: andrei_fd@hotmail.com
Resumo: Este experimento teve como objetivo analisar o Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU), ou seja, analisar o movimento de um móvel em relação a um referencial com velocidade constante, utilizando o equipamento necessário para este experimento. Com os dados obtidos foi possível calcular a velocidade media, media da velocidade media e verificar se o experimento foi realizado corretamente. Os resultados obtidos se comportaram como se espera e foi possível notar que o MRU foi bem aplicado a este experimento.
Palavras chave: MRU, Posição, Velocidade Media, Tempo.
Objetivo
Fazer uma analise do experimento calculando a posição, o tempo, velocidade media e a media da velocidade media para construir gráficos e apresentar os dados obtidos através desses.
Introdução
Neste relatório vamos apresentar o experimento de Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU), este experimento foi realizado em um equipamento especifico para este movimento, onde ele registra as posições do móvel em relação ao tempo. Temos que MRU é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento esse que é feito em uma reta uniforme, ou seja, com velocidade constante e que consequentemente a sua aceleração acaba sendo nula.
Para determinar a posição de um móvel usamos a seguinte equação: ∆x = x2 - x1, onde x2 é a posição final e x1 é a posição inicial. Já para determinar o tempo utilizamos a equação a seguir: ∆t = t2 - t1, onde t2 é o tempo final e t1 é o tempo inicial. Com essas duas equações resolvidas é possível encontrar a velocidade media através das respostas obtidas com a seguinte equação: vm = ∆x / ∆t. E depois disso tudo ainda podemos calcular a media da velocidade media através da media aritmética com a equação que vai ser apresentada no momento que ela