Plantão social, triagem e encaminhamento
CAMPUS LILIANE BARBOSA CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
CINTIA CHAVES
DANIELLY ALVES CORDEIRO
ELIANE NOGUEIRA
ISMERALDA MOREIRA
PLANTÃO SOCIAL, TRIAGEM E ENCAMINHAMENTO.
Brasília, Distrito Federal.
2015
INTRODUÇÃO Plantão Social é um espaço para a cidadania em que as pessoas procuram para esclarecimentos e orientações onde o profissional atua ajudando as pessoas a analisarem suas situações e refletirem buscando soluções através de seus direitos e deveres. O Plantão Social é um espaço de reflexão, um resgate da vida pessoal e social, que através de um contato breve, mas de prática construtiva e de qualidade, busca resultados positivos, com a exposição de sentimentos a respeito dos problemas vivenciados e a construção da melhor solução da questão social apresentada, mas também é uma oportunidade de acolhimento e diálogo para o profissional (Soares, Almeida, 2010). Segundo Soares e Almeida ( p.321 a 344, 2011. apud IAMAMOTO, p . 20, 1998) o assistente social enfrenta um de seus maiores desafios que seria desenvolver a capacidade de entender a realidade, construindo propostas para mostrar e efetivar direitos através de demandas do dia a dia.
PLANTÃO SOCIAL
O plantão social é um meio pelo qual historicamente tem ocorrido a triagem e seleção de demandas para inclusão de atendimentos sociais, aplicado tanto pela organização estatal quanto em ações sociais privadas. (DE SOUSA BRITO, 2005)
O Plantão se caracteriza por ser uma atividade receptora de qualquer demanda da unidade/usuários, funciona na maioria das vezes em locais precários quanto ao tamanho, localização e instalação. Assim, um ou mais assistentes sociais, num mesmo espaço físico, aguardam serem procurados – de forma passiva - por usuários que buscam espontaneamente ou são encaminhados ao plantão do Serviço Social. Esses encaminhamentos são realizados por profissionais, funcionários, serviços da outras unidades ou pelos assistentes