Plantão social
A população que procura este atendimento divide-se em duas categorias: a primeira integra as pessoas que não podem se auto-sustentar como: pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, entre outros. Já a segunda integra as pessoas em situação de vulnerabilidades passageiras como, por exemplo, famílias na qual o membro responsável pela renda encontra-se doente e impossibilitado de trabalhar temporariamente.
A urgência é definida como um atendimento que requer pressa e agilidade na solução da demanda apresentada para a manutenção da sobrevivência do usuário. Esse atendimento deve ser ágil e articulado com as ações assistenciais que visam o enfrentamento da exclusão social. Atribuindo a impossibilidade de atender a todos os casos e situações pela escassez do recurso frente á demanda, inserem-se definições de critérios classificadores e seletivos através de um conjunto minucioso de exame da situação financeira e do comportamento do solicitante, diagnósticos do problema social caracterizando a cidadania invertida, isto é, inclusão pela exclusão. Neste quadro que se mantém, ao assistente social é atribuído o papel de selecionar, quem é o merecedor do serviço trabalhando com o ajuizamento profissional.
O encaminhamento não pode ser interpretado como a simples transferência de responsabilidade. Mas, como um meio que deve visar a solução para os problemas e