plantão social
O plantão social na área da saúde se adapta ao espaço de socialização de informações, de orientações que vise á garantia de acesso aos direitos de cidadania como o civil, política e social. No plantão social também é atendida uma variedade de demandas que se destaca previdenciárias ( auxílio-doença, aposentadoria por invalidez) , assistenciais ( Bolsa- Família , gratuidade em funeral ) , sobre a rede de saúde e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/HIV/AIDS .
Na saúde o plantão social configura como um espaço sócio- ocupacional comum a quase todos os assistentes sociais por suas diversas unidades de saúde, e também em seus diversos níveis de atenção – primário, secundário, terciário e quaternário. Embora q tem como objetivo da atenção a todos os níveis, a afetivação de direitos, que na área da saúde se destaca no acesso aos serviços de saúde.
Outra especificidade do plantão social na saúde, é que já pela própria natureza da política de saúde , não tem um publico delimitado e nem especifico , sendo atendidas todas as faixas etárias por um mesmo profissional, com isso requer um maior conhecimento por parte do profissional das políticas públicas.
Existe alguns limites na dinâmica do plantão social, pelo fato dos atendimentos não possuírem em sua quase totalidade acompanhamento, o que dificulta o profissional trabalhar dinâmicas que precise de continuidade, mas isso não significa que os usuários não vai ter a efetivação dos direitos de cidadania , pois o profissional que trabalha em um plantão social precisa deter conhecimento dentro do limite e refletir junto com o usuário alternativas que viabilizem o acesso do seu direito . Outro limite se refere ao espaço físico delegado a ele nas instituições de saúde, que quase sempre estão em precárias condições e tamanho inferior ao esperado pra os atendimentos e para o sigilo profissional, onde precisa ser mais bem problematizado pela categoria dos