Plantão social, encaminhamento e triagem
Descripción: o objetivo desta dissertação é rediscutir o encaminhamento como prática do assistente social na sua dimensão sócio-política e institucional. Esta rediscussão foi construída a partir de um referencial teórico metodológico que permitiu a recuperação de categorias ontológicas que determinavam essencialmente a realidade pesquisada, quais sejam: exclusão, burocracia, informação, instituição e a rede. Na seqüência, o trabalho discute, as determinações estruturais da exclusão, sua particularização na Amazônia e no estado do Pará mais especificamente. Com base neste referencial, rearticula o rebatimento destas determinações na instituição pesquisada e, na prática de encaminhamento do assistente social. Finalizamos identificando no objeto as ações principais que Ihes dão objetividade
Serviço Social e Triagem
Objetivo Geral: Desenvolver ações que possibilitem o aspecto preventivo e terapêutico da pessoa com deficiência e sua inclusão no meio social, sendo elo entre família, funcionários, escola e comunidade.
Justificativa: O Serviço Social na APAE tem por finalidade promover a melhor inserção das pessoas com deficiência e suas famílias na vida produtiva, social e política do país, com ênfase para a educação, saúde, trabalho, cultura e lazer.
Quando a família procura a Apae:
A família procura a Apae quando encaminhada pelo médico, por iniciativa própria, através da escola de ensino regular ou quando não há desenvolvimento satisfatório.
• Triagem:
A triagem é iniciada pelo serviço social através de inscriçao (acolhimento) da pessoa com suspeita e/ou deficiência mental já diagnosticada, como também através da família ou responsável para avaliação e encaminhamento aos diversos programas oferecidos.
Participam do processo de triagem: A equipe de diagnóstico e avaliação, com os seguintes profissionais: assistente social, psicológa, pedagoga,