A importância da leitura
Avanço tecnológico na área de comunicações audiovisuais, através da leitura realiza o processo de transmissão/aquisição da cultura. Importância que se atribui ao ato de ler, habilidade indispensável nos cursos de graduação.
· Entre os professores universitários é generalizada a queixa: os alunos não sabem ler! Confundem leitura com a simples decodificação de sinais gráficos, não estão habituados a encarar leitura como processo que envolve o leitor com o autor, não se empenham em prestar atenção, entender e analisar o que lêem. Aprender a ler não é tão simples, exige postura crítica, sistemática, disciplina intelectual por parte do leitor, que só podem ser adquiridos através da prática.
· Os livros expressam a forma pela qual seus autores vêem o mundo, é indispensável não só penetrar em seu conteúdo básico, mas ter sensibilidade, espírito de busca, para identificar vários níveis de significação, várias interpretações das idéias expostas por seus autores.
· Processo de ler implica vencer etapas da decodificação, intelecção, para chegar à interpretação e, posteriormente a aplicação. Decodificação é uma necessidade óbvia que qualquer pessoa pode empreender; consiste na “tradução” dos sinais gráficos em palavras. Intelecção remete à percepção do assunto, significado do que foi lido. Interpretação baseia-se na “leitura do mundo”, na apreensão e interpretação das idéias, relações entre o texto e o contexto.
· Para apreender as idéias expostas e a intencionalidade subjacente ao texto, é fundamental que estabeleça um “diálogo” com o autor, que se transforme em co-autor, “reescrever o mundo”.
Tipos de Leitura
· Quanto aos tipos da leitura, existem além da leitura verbal, outros tipos utilizados habitualmente.
· Esta leitura através de imagens ou símbolos recebe o nome de icônica.
· Outro tipo de linguagem universal é a gestual, através dos gestos codificados ou não.
· Pode-se estabelecer comunicação sonora, utilizando-se sons de