Castro Alv
Jefferson Santos n:14
Yuri Wilkens n:33
Turma: 202
Poetas Brasileiros:
Castro Alves
Poetas Brasileiros.
Castro Alves.
Biografia, poesias e obras de Castro
Alves.
Antônio de Castro Alves nasceu a 14 de março de
1847 na comarca de Cachoeira, na Bahia, e faleceu a 6 de julho de 1871, em Salvador, no mesmo estado brasileiro.
Fez o curso primário no Ginásio Baiano. Em 1862 ingressou na Faculdade de Direito de Recife.
Datam desse tempo os seus amores com a atriz portuguesa Eugênia Câmara e a composição
O período em que Castro Alves viveu (1847 a
1871) ainda existia a escravidão no Brasil. Era um simpático jovem baiano que apesar de possuir um gosto sofisticado para roupas e ter tido uma vida relativamente confortável, Ele foi capaz de compreender as necessidades do negros escravizados.Manifestou toda sua sensibiliade escrevendo versos de protesto contra a escravidão, as situações que os negros eram submetidos. Por causa disso, Castro A. ficou conhecido como o "Poeta dos Escravos".
Aos 21 ...
Com 21 anos de idade recitou, durante uma comemoração cívica, "Navio Negreiro". A contra gosto, ouvia os fazendeiros reclamar de certos versos que retratava os maus tratos e as situações que os negros passavam. Além de poesia de caráter social, este grande escritor também escreveu versos líricosamorosos, de acordo com o estilo de Vítor Hugo. Podese dizer que Castro Alves foi um poeta de transição entre o Romantismo e o Parnasianismo.
Escola Literária.
Castro Alves pertenceu à Terceira Geração da
Poesia Romântica (Social ou Condoreira), caracterizada pelos ideais abolicionistas e republicanos, sendo considerado a maior expressão da época. Sobre o grande poeta, Ronald de
Carvalho diz : "- mais perto andou da alma nacional e o que mais tem influído em nossa poesia, ainda que, por todos os modos, tentem disfarçar essa influência, na verdade sensível e profunda".
Apesar de ter vivido tão pouco, Castro Alves é um artista notável, pois deixou