Relat Rio Paqu Metro
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Este cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Esta escala é assim chamada em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier, onde a mesma permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
Num curso de engenharia civil é necessário ter um bom conhecimento de medidas, para evitar erros em projetos de grande e pequeno porte. Se um centímetro for medido errado numa planta baixa, isso pode ocasionar um enorme erro, quando o projeto for executado na realidade.
Neste relatório utilizaremos o paquímetro que é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos, que através dele foram realizadas medidas de dois corpos de prova: um eixo de dobradiça e uma arruela.
O Paquímetro (Fig. 1) é o resultado da associação de: uma escala, como padrão de comprimento; dois bicos de medição, como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado à escala e outro ao cursor; um nônio como interpolador para a indicação entre traços.
Em uma extremidade da escala há um bico com uma face perpendicular a ela. No cursor também há um bico com uma face perpendicular à escala, quando estas faces estão em contato, o traço 0 (zero) do cursor se alinha com o traço 0 (zero) da escala.
A leitura da medida é dada por quatro etapas:
1. Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com folga entre os bicos fixo e móvel (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade)
2. Mova as partes móveis com o polegar atuando no impulsor até que a parte móvel (bico, orelha ou haste) encoste suavemente na peça.
3. Leia na escala