Relat rio 1 Paqu metro
Prática Nº 1
Paquímetro
Douglas Barroso Teixeira Turma 19
Sumário
○
○
○
○
Objetivos
Material utilizado
Fundamentos
Procedimento
■ Dados Obtidos
■ Análise e Cálculos com os dados obtidos
○ Questionário
○ Conclusão a partir das Análises
○ Bibliografia
Introdução Conhecimento do Paquímetro e familiarização com o seu uso. Utilizar o paquímetro e notar o nível de sua precisão e definir a taxa de erro quando as medições são utilizadas entre vários indivíduos diferentes, definindo, assim, uma média padrão para classificar a porcentagem do erro humano.
Material Utilizado
Paquímetro;
Tarugos;
Cilindro Oco;
Peça com furo cego;
Régua.
Fundamentos
O Paquímetro, grego: paqui (espessura) e metro (medida), ou barreira ou calibre, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados adjuntivamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão complicado quanto um compasso. O paquímetro é ajustado entre três pontos, retirado do local e a medição é lida na régua. O nônio, ou escala de Verniar, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite medir o colapso decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As graduações são calibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio.
1: encostos,
2:
orelhas,
3:
haste de profundidade,
4:
escala inferior (graduada em mm),
5:
escala superior (graduada em polegadas),