Relat rio de F sica Paqu metro
Experimento II
Paquímetro
Salvador
2015
Introdução:
No dia 12 de Março de 2015, sob a orientação do Professor Fernando, a turma 6001 fez um experimento com paquímetro, na medição das dimensões de um pedaço de madeira em formato cilíndrico irregular. Para uma maior precisão da medida, foram utilizados conhecimentos básicos sobre Teoria dos Erros, cujo objetivo é diminuir ao máximo a imprecisão das medidas, e aproximá-la, ao máximo possível do valor real.
Paquímetro:
De acordo com o site Indústria Hoje, o Paquímetro é um instrumento de precisão utilizado para medir dimensões de pequenas peças, como tubos, parafusos, porcas e etc.
Este instrumento dispõe dos seguintes elementos demostrados abaixo:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
O seu formato é de uma régua graduada com um encosto fixo, e outro móvel para que possa deslizar. Para a leitura da medida, na parte decimal ou duvidosa, o usuário deve observar em qual escala da régua coincide perfeitamente o niônio.
Teoria dos Erros:
Qualquer resultado que dependa de procedimentos repetitivos é passível de erros. A teoria dos erros estuda sua ocorrência e se utiliza de artifícios matemáticos para minimizar seus efeitos sobre o resultado final.
Por exemplo, numa fábrica de refrigerantes, supondo que cada máquina preencha 1000 garrafas por hora, com 1 litro, cada uma. Na prática, entretanto, as garrafas não saem todas com 1 litro de refrigerante. Algumas saem 999,9 ml, outras com 1,01 litros ou algo próximo disso. Uma bolha de ar na torneira, uma variação da corrente elétrica, uma garrafa mal ajustada sobre a esteira podem ser cruciais no resultado final do produto e ocasionar erros.
A Teoria dos Erros cria fórmulas