ENERGIA E LICA
“O último suspiro da sustentabilidade”
TRABALHO APRESENTADO POR:Alessandro de Araújo
Paulo Sérgio Rodrigues
Edson Afonso
Energia
eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou vela para impulsionar veleiros.
A energia eólica, quando alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
CONTEXTO HISTÓRICO
Ao longo de milhares de anos, a força do vento tem sido aproveitada de inúmeras formas, desde o impulso de veleiros e barcos à vela, até à ventilação natural de edifícios. A utilização do vento para produzir energia mecânica surgiu relativamente tarde na Antiguidade.
A roda de vento do engenheiro grego Herão de Alexandria, concebida durante o século
I d.C., é o mais antigo registo do uso de uma ferramenta destinada a captar a força do vento para alimentar uma máquina.
CONVERSÃO EM ENERGIA ELÉTRICA...
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero-geradores. Essas turbinas têm a forma de um cata vento ou um moinho.
Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica.
Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aero-geradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
COMPONENTES DE UMA TURBINA EÓLICA
LÂMINA
CONTROLE DE ORIENTAÇÃO
RODA
CAIXA DE VELOCIDADES
FREIO ELÉTRICO OU MECÂNICO
ANEMÔMETRO
GERADOR
NACELLE
CONTOLE DE ORIENTAÇÃO
ESCADA
TORRE
CONECTOR A REDE ELÉTRICA
FUNDAÇÃO
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL
O Brasil