Relat Rio De Qu Mica 1
A densidade é o que determina a quantidade de matéria existente em uma unidade de volume de um determinado material, seja ele sólido líquido ou gasoso. O calculo da densidade é feito pela divisão massa/volume e é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³).
Para que se entenda o conceito de densidade, é necessário entender que todo tipo de matéria, ou seja, tudo que ocupa lugar no espaço tem um volume e, se há várias amostras dessa matéria com tamanhos diferentes, cada uma das amostras tem uma massa diferente das outras. A massa é diretamente proporcional ao volume, ou seja, quanto maior a massa, maior o volume da matéria.
Já a densidade é inversamente proporcional ao volume. Quanto menor o volume da matéria, menor é a sua densidade. Como exemplo, pode-se comparar 1 kg de chumbo com 1 kg de algodão. Qual deles pesa mais? Os dois têm a mesma massa, logo, tem o mesmo peso. A diferença é que 1 kg de chumbo se concentra em um volume menor do que 1 kg de algodão. Então, pode-se concluir que a densidade do chumbo é maior o que a densidade do algodão. Visto que a densidade de um material depende do volume por ele ocupado, e o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão, nota-se que a temperatura e a pressão também influenciam na densidade.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará para 0,92 g/cm3. Note que a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.
A densidade é uma propriedade física de extrema importância na caracterização, identificação e utilização de substancias e materiais. Cada