Relat Rio De Qu Mica 1
Autor(a): Melo, C. R. Mirella
Introdução:
Diferenciase uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade
(d) e solubilidade (solub). As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo, não são substâncias puras, mas na verdade são misturas de duas ou mais substâncias. No procedimento prático, mesmo dando pra identificar algumas vezes uma mistura pela aparência, não se pode concluir apenas por isso.
Existem dois tipos de sistemas: Monofásicos e polifásicos.
Os sistemas monofásicos são as misturas homogêneas e o s sistemas polifásicos são as misturas heterogêneas.
Ao contrário das substâncias puras, as misturas não apresentam densidade características. A densidade de uma determinada mistura (água e sal, água e álcool, ouro e cobre, etc.) varia com a composição, isto é, com a proporção de cada componente que a constitui.
A densidade é uma grandeza que estabelece a relação entre a massa e o volume de uma substância. Devido a sua variação com a alteração das concentrações ou presença de impurezas e à facilidade de sua determinação, a densidade é muito utilizada durante a caracterização de reagentes.
Se tratando de líquidos, tanto puros quanto soluções, podemse determinar as densidades através de medidas de massa ocupada em um volume conhecido.
Objetivo:
Entender os conceitos de densidade, identificar misturas homogêneas e heterogêneas pelo experimento e utilizar os processos de separação para obter os componentes das misturas. Metodologia:
Em um béquer, pesamse 100mL de óleo utilizando a balança analítica.
Posteriormente, anotase a temperatura e calculase sua densidade.
Em outro béquer, pesase a mesma quantidade de