Relat Rio De Qu Mica 1
UNOESC – Joaçaba
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL
TEPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Geral Experimental, sob orientação da professora Ane Cristine Maria.
Cesar de Almeida
Edemar Comby
Guilherme Hoff Luan Meneghini Willian Zarpelon
Joaçaba, 29 de Março de 2012
1. Introdução
No Universo existem milhares de espécies de matéria que envolvem diferentes combinações entre os diversos elementos químicos. Essas substâncias podem ser tanto naturais como artificiais, no entanto ambas podem ser classificadas de acordo com suas propriedades físicas e fixas da matéria. Quando levamos em conta as propriedades físicas, estudamos seu ponto de fusão, ponto de ebulição e sua densidade.
O ponto de fusão designa a temperatura na qual uma substância passa de seu estado sólido para o seu estado líquido nas condições normais de pressão, permanecendo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio, absorvendo certa quantidade de calor do meio e aumentando a agitação das partículas internas e consequentemente sua energia cinética e potencial.
Já o ponto de ebulição se refere à temperatura em que uma quantidade de matéria em massa passa do estado líquido para o estado gasoso ou de vapor nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases (líquida e gasosa) em equilíbrio, absorvendo calor do meio, logo as moléculas possuirão maior grau de agitação.
A densidade define-se como razão entre massa e o volume de uma determinada quantidade de matéria, sendo diferente em cada substância. Logo quanto maior for a densidade, menor será o volume que uma determinada quantidade de matéria em massa ira ocupar.
A análise das propriedades específicas das substancias são formas de se conseguir saber se uma determinada amostra de matéria é uma substância pura ou uma mistura.
As substancias puras apresentam propriedades específicas já