Relacionamento interpessoal
Cinco maneiras de cultivar relacionamentos
O objetivo deste estudo é dar umas "dicas" para cultivarmos relacionamentos saudáveis. Quando digo saudável, estou pensando na possibilidade de ser algo bom para ambos. Não se trata de uma relação amorosa, visando o namoro ou casamento, mas uma linha geral que pode perfeitamente englobar pessoas do mesmo sexo. É amizade. Mas, sabe, algumas destas coisas que cito neste estudo têm feito muito bem na minha vida de casado. Eu e minha esposa aprendemos muito com estes tópicos. Espero que seja útil a você também.
Motivação correta
Algumas pessoas têm dificuldade de abrir a relacionamentos dos quais ele não vislumbre nada a tirar. Quer dizer, precisam ter um interesse por trás. Independente de classe social, grau de instrução, raça, cor ou religião, precisamos aprender a nos relacionar com outros e desfrutar um gozo de aceitar as pessoas como elas são. É um privilégio.
Observe a amizade de Davi e Jônatas.
I Samuel 18:1-4 - "...ligou-se a alma" - houve uma identificação natural da alma de ambos.
v.2 - sentiram a necessidade de estar mais juntos a cada dia, devia ser bom para ambos.
v.3 Uma amizade comprometida.
v.4 Se desarma, amizade sem tripé.
Agora veja uma demonstração de amor a ponto de se oferecer por fiador. Neste caso foi uma demonstração de filho para pai. Ele sabia que o seu pai poderia morrer se o seu irmão mais novo não voltasse, e se ofereceu como refém ao governador do Egito (que no caso era o seu próprio irmão e ele não sabia).
Gênesis 44:30 - Não se trata de ser avalista de alguém ou deixar de ser. Se trata apenas de defendê-lo em situações adversas e ajudá-lo a seguir o caminho...
Entrar num relacionamento com a motivação certa pode ser o primeiro passo para que ele seja duradouro.
Auto-imagem sadia
Aquilo que pensamos sobre nós mesmos pode influenciar decisivamente na nossa relação com outras pessoas. Por isso precisamos estar atentos àquilo que Jesus disse: