Relacionamento interpessoal
Discente: Letícia Rodrigues
RESUMO
O presente trabalho aborda como o Relacionamento Interpessoal entre colaboradores e gestores interferem na organização. Através de duas análises serão demonstrados fatores que levam os indivíduos a motivação ou desmotivação em seu contexto organizacional. Assim ficarão explícitas como as relações interpessoais afetam o ambiente de trabalho, influenciando o comportamento humano e, conseqüentemente, alterando os resultados da empresa de forma positiva ou negativa.
Palavras-Chave: Relacionamento Interpessoal. Motivação/desmotivação. Ambiente organizacional.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Silva et al. (2008), um bom Relacionamento Interpessoal dentro do contexto organizacional pode levar a motivação ou desmotivação de todo um grupo.
Numa empresa faz-se necessário que haja uma boa comunicação entre toda a equipe, se não houver diálogo haverá baixa produtividade afetando os resultados da empresa.
As organizações devem estar atentas ao clima organizacional. Promover um bom Relacionamento Interpessoal é investir no próprio desempenho, pois são as pessoas que agregam valor a uma instituição.
Zamboni (2012), declara que a motivação aumenta a produtividade e a lucratividade das organizações. Segundo ele colaboradores desmotivados executam tarefas com pensamento voltado para seus problemas pessoais, gerando assim uma baixa capacidade de concentração e uma diminuição na produção.
Em suma, será apresentado neste artigo como o Relacionamento Interpessoal interfere nas organizações levando-as ao sucesso. Serão analisados quais fatores motivam ou não os indivíduos e como se dá o processo de Relacionamento Interpessoal entre o grupo onde estes estão alocados.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um dos grandes desafios das organizações é despertar o interesse pelos valores humanos, iniciando pela capacidade de se relacionar bem uns com os outros.
O termo “relações humanas” tem se referido às relações