O que é sociologia
O Surgimento
O primeiro capítulo “O Surgimento”, diz que a sociologia surgiu das manifestações do pensamento moderno. No século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da Sociologia. A dupla Revolução que este século testemunha (a Industrial e a Francesa) constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A Revolução Industrial foi à máquina substituindo o labor humano, e as conseqüências eram vários homens e mulheres que ficavam sem trabalho. A Revolução Industrial também significou o triunfo da indústria capitalista. Com a mudança da atividade artesanal para manufaturada, e em seguida atividade fabril, desencadeou uma grande emigração dos camponeses para a cidade urbana. As indústrias eram constituídas não somente por homens, mas também por mulheres e crianças que ganhavam salários inferiores dos homens. Essas cidades tiveram um grande crescimento demográfico, aonde não possuía uma estrutura de moradias descente para aqueles que se deslocavam do campo. Com isso houve um grande aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.
A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual diante das novas situações colocada pela Revolução Industrial. Uma boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização na fábrica etc. O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende- se em parte aos abalos provocados pela Revolução Industrial, pelas novas condições de existências por ela criadas.
A Formação
O segundo capítulo “A Formação”, apesar de muitas críticas feitas à sociologia, não se pode negar que houve um grande