Relacionamento interpessoal
Critérios de Limites das empresas: A relação interpessoal criada em ambiente de trabalho que influenciam na tomada de decisão
Introdução
Ao percorrer as páginas deste trabalho passará a entender de forma clara e objetiva como o relacionamento interpessoal influência na tomada de decisão nas empresas.
Como modo de descrever os principais aspectos de relacionamentos interpessoais, efetuamos diversas pesquisas que foram capazes de demonstrar a real importância para o ambiente de trabalho. Podemos destacar como principal fator para o tema apresentado a metodologia de trabalho conhecida como “5S” onde visa manter a qualidade no ambiente de trabalho.
Relacionamento Interpessoal
Relacionamento interpessoal é a habilidade de interagir, conviver e contatar adequadamente com as demais pessoas, em todos os níveis da organização, através de relações cordiais, empáticas e profissionais.
As relações interpessoais no trabalho desenvolvem-se a partir do processo de interação. Este processo consiste em atividades predeterminadas em grupo, comunicação, cooperação, respeito e amizade. À medida que a interação prossegue, os sentimentos e relações podem mudar influenciando no desenvolvimento das atividades e próximas interações entre a equipe, podendo causar melhor produtividade da atividade predeterminada. Por outro lado sentimentos negativos podem causar rejeição diminuindo a interação entre o grupo e a queda na produtividade. O ciclo “atividade-interação-sentimentos” não esta relacionado a competência técnica das pessoas e sim ao relacionamento criado entre o grupo.
Quando a pessoa se agrega a um grupo formado ou um novo grupo se forma, as características, o pensamento, ideais, experiência, atitudes, preconceito, crenças, estilo, comportamento, percepções de cada pessoa, podem influenciar no relacionamento interpessoal a partir do julgamento feito a cada individuo.
Eficácia no relacionamento interpessoal
Competência