MODO DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO
• Características:
Caráter estático _ a descrição pode ser comparada a uma fotografia. A descrição é, de maneira geral, fruto de observação de um estado de coisas, de um fenômeno ou de uma ação que se desenvolve no espaço. O tempo não é muito importante na descrição, embora possa ser um de seus componentes. A introdução do elemento temporal na descrição tende a transformá-la em uma narração.
Linguagem referencial __ a descrição tem sempre o objetivo de informar, dar a perceber ao outro o mundo exterior tal como ele é ou tal como o observador o vê. Nesse sentido, a descrição cumpre uma função referencial.
As operações de descrição
A) Nomear e identificar seres, objetos, pessoas, lugares através da identificação específica (nomes próprios) e da identificação genérica (nomes comuns).
Expressões de identificação:
Identificação especifica: nomes próprios de pessoas tais como Paulo, José da Silva; nomes próprios de locais, tais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte; Nomes próprios de organizações, tais como Petrobras, Fiat.
Identificação genérica: nomes comuns que fazem referência a uma categoria qualquer, tais como Os metalúrgicos; os trabalhadores, os sem-terra, os professores, a mãe, o pai, o filho, o avô, o policial, a polícia, a mesa, a liberdade, a humanidade.
B) Localizá-los no tempo e no espaço através de expressões de localização espacial e temporal:
— Localização espacial: advérbios e expressões que indicam lugar, tais como em São Paulo; na favela; no estádio.
— Localização temporal: advérbios e expressões que indicam tempo, tais como em 1998, em 2003, no século XXI, há