Relacionamento com o Cliente
Atualmente nas organizações podemos notar vários estilos de liderança. Alguns mais afetivos, outros mais autoritários ou coercitivos.
A questão é:
Existe mesmo um estilo de liderança perfeito? Ideal a todas as situações?
Caroline Marcon, gerente do Hay Group, defende que:
“- o importante é a autenticidade. “Acima de tudo, o líder perfeito tem de ser autêntico”.
Em qualquer organização, independente do segmento, o líder bem sucedido deve demonstrar autenticidade e deixar clara a sua identidade como pessoa, líder e facilitador. Lideres de sucesso souberam imprimir suas marcas e foram claros no passar de seus objetivos bem como sinceros em seus estilo de gestão.
Para entendermos um pouco mais deste assunto, é importante abordarmos alguns tipos de liderança.
Liderança Autocrática: O líder conduz a equipe de acordo com os seus próprios interesses, focando com intensidade apenas nos resultados, sem levar em consideração as pessoas e a motivação delas em atingir esse referido resultado. Costuma ser autoritário, rigoroso e não dá espaço para opiniões extras, entre outros termos considera-se o xerife.
Neste estilo negligencia-se a competência dos indivíduos do grupo, correndo um grande risco de desmotiva-los. Porém mostra-se como característica em potencial a disciplina.
Liderança Democrática: Costuma ser aquela que o grupo tem oportunidade de opinar com relação ás direções. Tem como característica base o desenvolvimento da criatividade dos integrantes, referente a liberdade no processo de sugestões, e também a autonomia.
Um revés deste estilo é dado em momentos de crise, onde as decisões precisam ser tomadas com certa urgência sem tempo para discussões e consenso. Em contrapartida tem no desenvolvimento e autonomia dos colaboradores uma grande qualidade.
Liderança Liberal: Este estilo caminha-se ao “meio fio” com as falhas, devido a alta autonomia e delegação exagerada nas tomadas de decisões, feita do líder para com os colaboradores.