Relatório Solução Tampão
Solução tampão
Samuel Neves Bento 14.2.1489
27 de Novembro de 2014
Introdução:
Solução tampão são soluções que resiste a mudança de ph quando ácidos e bases são adicionados. São sempre constituídos por ácido mais fraco e a solução de seu sal mais sua base conjugada para a formação de uma solução assim, mistura-se o ácido fraco com um sal do mesmo ânion desse ácido ou mistura-se base fraca com seu ácido conjugado. Esse tipo de solução-tampão é constituído de uma base fraca e um sal solução que contenham o mesmo cátion da base.
São soluções que regulam a variação dos valores de pH, mantendo-os constantes sempre, assim a resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão tendo um agente tamponador sustentando uma faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado. Existe, um limite para o ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Este limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão que é definido como a quantidade de um ácido ou base forte necessária para que 1 litro da solução tampão sofra uma variação de uma unidade no pH, sendo assim quando uma gota de ácido forte é adicionada à água, o pH muda significativamente e quando a mesma quantidade, porém, é adicionada a um tampão, o pH praticamente não muda.
Objetivo: Verificar as propriedades de uma solução tampão. Procedimento :
Em um erlenmeyer de 125,0mL colouco-se 50,0mL de água destilada e adicionou 2 gotas do indicador azul de bromotimol. Agitamos e notamos uma cor amarelada. Por fim colocamos a ponta da pipeta no interior da solução e assopramos (borbulhando dióxido de carbono) a mesma até a solução retornar a sua coloração inicial, isto ocorre pois o ph da solução retornou a sua forma normal. Em seguida seguimos as