vídeo Especial Biota Educação IV – Cerrado (Revista FAPESP Edição 208 Junho de 2013)
A matéria que forma os seres vivos é denominada matéria orgânica.
- Se caracteriza pela presença constante dos seguintes elementos químicos: hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre. Esses elementos químicos representam 98% da massa corporea da maioria dos seres vivos, sendo 2% destinado a outros elementos quimicos que contribuem pro funcionamento celular.
Tipos de ligação química:
-na natureza, raramente é encontrado atomos isoladamente, a maioria deles estão ligados a outros átomos formando substâncias.
-Substâncias que formam os seres vivos: subs. Organica.
*ligaçao covalente: os atomos se unem pelo compartilhamento de pares de elétrons, formando então moléculas ex: h20
*ligação ionica : os atomos cedem um ou mais eletróns pra outros átomos. Os que cedem, apresentam carga positiva(cátion) e o que recebe, apresenta carga negativa(ânion). Cations e anions sao ions. A base dessa ligação é os íons apresentarem cargas opostas(NaCl) .
SUBSTANCIAS ORGANICAS:
-São formadas por cadeias carbônicas com dezenas, milhares de atomos de carbono. -A cadeia carbônica constitui o esqueleto das moléculas orgânicas. Que são formadas também de átomos de outros elementos químicos, principalmente hidrogênio, oxigênio e nitrogenio. Por isso possuimos uma variedade muito grande de moléculas organicas, devido a cadeia carbonica se ligar a atomos de outros elementos quimicos
As substancias org. constituem de 15% a 25% da massa de qualquer ser vivo, de 75% a 85% de agua, 1% de sais mineraiso
Ex: lipídios, ácidos nucleicos, glicídeos, proteínas.
-SAIS MINERAIS
São substâncias inorgânicas formadas por íons.
Diversos tipos de íons são fundamentais para o bom funcionamento do organismo dos seres vivos.
-A concentração relativa de íons H+ determina o pH(potencial hidrogeniônico) é extremamente importante nas reações químicas essenciais à vida que só ocorrem se as condições de pH forem favoráveis.
- o pH determina o