Relacionamento com Fornecedores
Um modelo para a gestão do relacionamento cliente-fornecedor em cadeias de suprimentos
Márcio de Souza Campos (UNIMEP) marcioscampos@terra.com.br
Sílvio R.I. Pires (UNIMEP) sripires@unimep.br
Resumo
Nos últimos anos, tem crescido significantemente a importância da gestão dos relacionamentos cliente-fornecedor em cadeias de suprimentos e novos modelos de relacionamentos têm sido praticados e/ou identificados. Nesse contexto este artigo propõe a utilização de um modelo baseado na figura geométrica de uma hipérbole para representar aspectos importantes do relacionamento entre empresa cliente e empresa fornecedora em uma cadeia de suprimentos. O resultado mostra que o referido modelo pode ser um interessante instrumento a serviço de uma maior sinergia na gestão dos relacionamentos em uma cadeia de suprimentos.
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Relacionamentos, Modelo
1. Introdução
O momento atual tende a exigir cada vez mais envolvimento e compromisso mútuo das empresas industriais em uma cadeia de suprimentos na busca permanente da satisfação dos clientes finais. A necessidade de um compromisso mais acentuado entre essas empresas, requer uma aproximação cada vez maior entre elas, chegando mesmo em situações especificas onde são confundidas como sendo uma única empresa.
Uma questão importante que surge nesse contexto é referente a como definir e posicionar o relacionamento entre a empresa fornecedora e a empresa cliente numa cadeia de suprimentos, dado que diversos tipos de relacionamentos podem existir entre elas.
Por sua vez, há muito tempo modelos têm sido utilizados em todos os ramos do conhecimento humano com o intuito de representar e facilitar o entendimento e análise dos fenômenos que estão sendo estudados.
Nesse contexto este artigo propõe a utilização de um modelo baseado na figura geométrica de uma hipérbole para representar o